Chega de chorar por cebola!

por sanson em 5 de março de 2008
postado em Dicas, Mundo da culinária | comentar | FEED |

Já tinha ouvido falar mas nunca lembro de fazer.
Agora também vejo mais gente falando que isso funciona.

Então quero compartilhar com todo mundo, que não sabe, essa dicazinha esperta que, repito, ainda não testei mas vou testar, é só eu lembrar de fazer!

O segredo? Simples, não respire com o nariz e sim com a boca.

O motivo fisiológico eu não sei ao certo, mas parece que tem a ver com uma irritação na passagem nasal. Bom, se alguém testar e funcionar (ou não funcionar também) fale aqui ou cale-se para sempre!

Atualizado: Esqueci de colocar o método infalível que é descascar a cebola na água da torneira. O ácido que ela solta, e que irrita os olhos, seria anulado pela água! Segundo a claudelita essa história de respirar com a boca não funciona!

Compartilhe:

Digg it! Del.icio.us Google Bookmarks Facebook Technorati rec 6

10 Responses to “Chega de chorar por cebola!”

  1. João Miragem Disse:

    Já ouvi pessoas falarem sobre isso também, mas tem uma manha que já testei e sei que funciona.

    O negócio é colocar um palito de fósforo na boca, com a pólvora para fora obviamente. A explicação científica eu não sei qual é, mas acredito que o fósforo absorva o que vem na direção do nosso rosto, evitando a famosa choradeira.

    Vi na TV, testei e deu certo, alguns amigos testaram e aprovaram, testem aí e falem se deu certo ou não.

    Abraço

  2. marcelo lubisco Disse:

    bah…chorei com essa notícia! :p

  3. julie Disse:

    amahã eu volto pra contar

  4. Claudelita Disse:

    cara ja tentei, nao funciona haha! A unica coisa que rola é que voce fica com um gosto lazarento de cebola crua na boca hhahahahaha

    Que eu saiba, você chora porque a cebola “emite” algum gás ou sei lá o que, que em contato com os olhos vira um tipo de ácido!

  5. sanson Disse:

    Pois é Claudelita, isso que eu achava. Tanto é que falam para descascar a cebola na água corrente da torneira porque a água anularia o ácido (isso já fiz e funciona)! João, esse do palito eu não sabia! haha

  6. André Disse:

    funciona! aprovado!

  7. Ândrei Disse:

    Eu sempre faço o seguinte: começo a descascar e picar a cebola. Quando meus olhos começam a arder, acendo um palito de fósforo.
    Segundo pesquisei, a cebola faz arder devido ao enxofre que é usado nas plantações, junto ao adubo. O fogo queima esse gás com enxofre e o olho não arde mais. É por isso que a cebola crua arde na boca, mas assada ou cozida, fica mais adocicada: o calor elimina o enxofre.

  8. Rita Copetti Disse:

    Bom pessoal, é mas não é isso.. ehehe.. lá vem a Rita!
    Sim sim, a cebola quando cortada, faz as enzimas dela reagirem com os seus sulforetos, criando assim ácido sulfênico que é super volátil e se trasnforma num gás… QUE IRRITA OS OLHOS, A BOCA E O NARIZ!

    É.. hoje não estou com livro aqui (O QUE EINSTEIN DISSE PARA SEU COZINHEIRO), mas né, temos a wikipédia!

    Segundo a wikipédia:

    “Quando as cebolas são cortadas, as suas células são quebradas. As células das cebolas têm duas secções, uma com enzimas chamadas alinases e outra com sulfuretos (sulfóxidos de aminoácidos). As enzimas decompõem os sulfuretos produzindo ácido sulfénico. O ácido sulfénico é instável e decompõe-se num gás volátil chamado sin-propanetial-S-óxido. O gás dissipa-se pelo ar e eventualmente chega aos olhos, onde vai reagir com a água para formar uma solução muito fraca de ácido sulfúrico. O ácido sulfúrico irrita as terminações nervosas do olho, fazendo-os arder. Em resposta a esta irritação, as glândulas lacrimais entram em acção para diluir e lavar a irritação.” Leia mais aqui: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cebola

    Então é isso pessoal, a água ajuda um pouco, mas não resolve por completo…

  9. fernando faria Disse:

    Eu coloco o ventilador com o vento um pouco abaixo da linha dos olhos. Os gases vão irritar outros olhos…mas não os meus…KKKKK Lógico que dá certo. Principalmente para quem tem ventilador na cozinha.

  10. Bruno Disse:

    Descobri um novo jeito, coloque uma pitada de sal na boca e corte á vontade, pois reduz 98% da irritação…
    já testei e dá certo sim!!!

Deixe seu comentário