Receitáculo entrevista: LeoChef

por sanson em 3 de maio de 2008
postado em Entrevista, Receitáculo | comentar | FEED |

Seguindo a nossa sequência de entrevistas com membros que se destacam no Receitáculo leiam este ótimo “bate-papo” com o LeoChef. Vale a pena cada linha. Parabéns Leo.

Você é o membro mais popular do Receitáculo mas não custa nada se apresentar.
Meu nome é Leonardo Chaves Araujo, (Léo para os amigos queridos aqui do site) tenho 24 anos, sou gaúcho e atualmente moro no Rio de Janeiro no tradicional bairro de Laranjeiras.

Como você começou a se interessar por culinária? Veio de berço, foi uma necessidade? Conte-nos um pouco sobre o início da sua relação com a cozinha até se tornar um chef profissional.
Minha história é bem curiosa. Sou filho de militar e desde muito pequeno morei praticamente em todos os estados do Brasil e lembro que desde esta época ficava surpreso com os sabores de cada região. Minha primeira experiência na cozinha foi aos 8 anos de idade, quando me aventurei a fazer uma ?macarronada?. Me senti um cientista, criando uma nova fórmula.
Quando completei 11 anos meu pai se aposentou e montou um restaurante lá no Rio Grande do Sul.
Não sei se posso chamar isso de tradição de família, mas nesta época sentia uma necessidade de cozinhar. Parecia que algo naqueles sabores e odores me chamavam.
Passados os anos, terminei os estudos, e foi a vez de prestar vestibular. Embora eu tenha cursado 2 semestres de Química Industrial, ainda assim a vontade de desvendar os segredos da culinária sempre foi mais forte.
Para minha sorte surgiu o primeiro curso de gastronomia no Rio Grande do Sul a nível superior. A faculdade foi fantástica e o que mais destaco foi o fato de fazer duas especializações fora do Brasil, uma na França e outra na Itália, e ainda no mesmo período consegui fazer um curso rápido de Sushiman no Japão. O mais curioso é que tive de aprender os três idiomas.
Após alguns anos do término da faculdade organizando buffets, cardápios entre outras coisas é que fui convocado para trabalhar em um restaurante aqui no Rio de Janeiro.
Passei rapidamente pelos títulos de hierarquia dentro da cozinha até ser nomeado como Chef.

Como que funciona a sua rotina de trabalho, rola muita pressão? Como é o dia-a-dia do LeoChef profissionalmente?
Cansado de cumprir muitas horas em restaurantes, há pouco tempo resolvi trabalhar em um Pub onde o cardápio é mais sofisticado, o que exige muito estudo e empenho, mas ao mesmo tempo o trabalho é mais prazeroso e tranqüilo.
Minha rotina de trabalho geralmente é tranqüila pois costumo adiantar o que for possível com um ou dois dias de antecedência. (cortes de carnes, porcionamento e armazenagem dos alimentos, pré-lavagem de legumes e hortaliças, criações de cardápios, organização do ambiente de trabalho e check list).
Normalmente trabalho de 5 a 8 horas durante o dia, mas em ocasiões especiais organizo jantares temáticos.

Diga algo para aqueles que têm interesse em ser um Chef um dia. Trabalhar nesta área realmente precisa ter algo no DNA ou tudo se aprende com esforço e dedicação?
Embora faculdade e cursos ensinem muita coisa e o talento para cozinha ajude muito para se tornar um Chef o mais importante é ter amor a culinária.
Durante minha jornada trabalhei com pessoas que tinham boa formação e experiência, mas não tinham amor ao que faziam, o que tornava seu trabalho questionável.
Ao mesmo tempo trabalhei com pessoas que aprenderam praticamente tudo com muito estudo e esforço, aliando-se sempre aqueles que tinham mais conhecimento.
Para ser Chef é preciso acima de tudo querer, e querer é poder.
Seja a mais simples das receitas até a mais sofisticada, só será saborosa quando for resultado de esforço e determinação.

Mudando de assunto, mas nem tanto, você prefere doce ou salgado? Cozinha oriental ou ocidental?
Isso é sempre um problema. Quando a comida salgada é saborosa se não houver um bom doce depois parece que fica faltando algo.
Algumas vezes o doce também pede um bom prato salgado.
Gosto muito da comida ocidental, mas acho melhor quando crio receitas com toque da cozinha oriental.
Não vejo como seria possível cozinhar pratos típicos de qualquer cozinha sem misturar um pouco de outra.

Qual o prato você mais gosta de comer?
Me perdoe pelo pecado da gula, mas prato cheio é sempre a melhor pedida, especialmente quando é feito com amor.

E Fast food? Tem vez no seu cardápio pessoal?
Fast food na minha opinião é o tipo de comida que você come (e paga caro) pelo visual e a marca.
Me atrai mais fast food, quando preparado em casa, inclusive publiquei uma receita aqui no Receitáculo. Casualmente ontem, fiz hambúrguer com molho madeira e pãezinhos no bafo para recepcionar amigos. Consegui surpreende-los pois todos esperavam um prato da alta gastronomia, mas o meu Fast Food caseiro agradou à todos.

Quais os Chefs que te chamam a atenção de alguma maneira, enfim, quais suas inspirações profissionais?
Seria injusto com tantos talentos citar poucos nomes.
Minha inspiração vem de grandes Chefs mas também por muitas vezes de pessoas simples, de amigos e mesmo daquelas receitas esquecidas em gavetas da casa de minha avó.
Conheci renomados Chefs por muitas vezes ríspidos com quem tinha cargos inferiores na cozinha e ao mesmo tempo, conheci pessoas que iam de auxiliares de cozinha até cozinheiros e eram tão gentis que me surpreenderam com sua dedicação e amor a culinária.
Mesmo sendo Chef tenho plena convicção de que nada sou sem o auxílio de todas as pessoas que trabalham no Restaurante. Somos como a engrenagem de um relógio e se uma parar o tempo pára.

Com tantas receitas já produzidas e inventadas, há ainda espaço para novas criações?
Sempre há espaço para novas criações pois hoje com a infinidade de ingredientes, com a evolução do paladar das pessoas e o auxílio da tecnologia podemos criar praticamente tudo.

O que você acha da culinária moderna que se utiliza de recursos tecnológicos e vasto conhecimento químico para criações de novos pratos, sabores e texturas? Lasers, nitrogênio e “tubos de ensaio” combinam realmente com cozinha? Esse assunto lhe desperta interesse?
Como comecei minha vida profissional cursando Química Industrial, acho fantástica a possibilidade de utilizar conhecimentos químicos para cozinhar, desde que isto não comprometa a saúde e qualidade dos alimentos.
Só não concordo com mudanças genéticas em alimentos pois ainda é muito cedo para sabermos o que isto custará para a humanidade.
Creio que todos que trabalham neste universo da gastronomia, têm um pouco de químico e mágico.
Creio também que num futuro bem próximo a química estará tão evoluída para a gastronomia quanto está para a medicina.

E o Receitáculo, algo a dizer sobre ele? Qual a sua opinião sobre esta idéia?
Pessoas bem alimentadas geralmente são mais felizes. Uma refeição saborosa pode despertar um sorriso. Acho maravilhosa a idéia de trazer à todos a possibilidade de conhecer melhor a gastronomia e a chance de mostrar seu trabalho colocado da mesma forma para uma dona de casa e um Chef de cozinha. Isto é democracia.
O site é prático, visualmente muito atraente e descontraído, por todas as páginas aonde navego leio comentários de pessoas felizes, entusiasmadas e dedicadas a culinária.
Minha dica para o site é que seria muito bom se fosse criado um espaço para anúncios, vagas de emprego e eventos para os usuários. Isso colocaria muitos profissionais no mercado e ajudaria os que já estão trabalhando a conquistar cada vez mais novos espaços.
Agradeço muito ao site e a todas as pessoas que sempre tem palavras de carinho para comigo aqui.
Desejo muito sucesso à todos.
Forte abraço
Leochef

Compartilhe:

Digg it! Del.icio.us Google Bookmarks Facebook Technorati rec 6

21 Responses to “Receitáculo entrevista: LeoChef”

  1. Craudéia Claudelita Disse:

    Belíssissima entrevista!!!! Totalmente excelente, parabéns ao Léo!

  2. julie Disse:

    muito legal conhecer os chefs que estão no receitáculo. O léo é novo e já fez um monte de coisas, quem me dera já ter descoberto algo que gosto tanto assim! Parabéns!

  3. Mariana Pillar Disse:

    Nossa! Esse cara é um gênio!
    Totalmente demais!
    Adorei, e virei fã.
    Confesso além de ser ótimo cozinheiro é um gato!
    Quem dera eu ter um chef desses em minha casa.

  4. Daiane Disse:

    Lindo, inteligente e humilde.
    Mandou muito bem,
    parabens garoto!

  5. Ricardo Disse:

    Maravilha!
    É muito bom ver que grandes carreiras nascem da simplicidade.
    Gostei especialmente da forma poética que você fala sobre gastrônomia.
    Me fez lembrar de filmes que assisti.
    Parabéns, garoto! Você vai longe!
    Parabéns para o site também que nos aproxima de um universo tão particular dos Chefs.

  6. Juliana Mendes Souto Disse:

    Léo, lembra quando fomos colegas de faculdade e eu dizia que você iria longe?
    Eu sempre amei seus tempeiros, suas delícias que fazia para nós não importando a hora e nem o dia.
    Me lembro de uma Chimia de banana que você fez pra mim e eu quase morri de tanto comer era bom demais.
    Adoro também aquela torta de maracujá que você fazia pra me esperar quando eu ia de Gramado para Porto Alegre, só pra visitar você.
    Guri, eu te adoro de paixão e fiquei emocionada em saber que estás tão bem e tão chique e famoso.
    Meus parabéns.
    Da sua amiga
    Jully

  7. leandra Disse:

    linda entrevista!!!

    parabéns…
    bjaoo

  8. rodrigo Disse:

    parabéns Leo é apenas o começo de uma carreira de muito sucesso!
    abraços!!
    rodrigo

  9. Mônica Bartz Disse:

    Parabéns!!! Mereces todo o sucesso do mundo, tua família deve se orgulhar de ti e eu como tua ex professora também. Continua sendo essa pessoa maravilhosa que és. Te adoro.
    Maestra Moniquita.

  10. Christiane Gravé Disse:

    Léo, eu e a Giu fazemos das palavras de todos, as nossas! Agora, haja coração… ficamos emocionadas com tudo que disse… e… sou “obrigada” (hehe) a te ver todos os dias na porta da minha geladeira! Exigência da Giulia para poder comer direito…(imprimiu tua foto - rsrs) Realmente concordo com ela: é um colírio para os olhos e um presente para o estômago. Que Deus te abençõe hoje e sempre!BJKAS

  11. Lu Disse:

    Léo, parabéns, adorei a entrevista, e que beleza vc estar trabalhando no ramo que ama, não é mesmo. Que seja apenas o início de uma carreira brilhante, onde tenha muito sucesso e acabe tendo o teu restaurante. Abração e sucessos mil.

  12. marcia Disse:

    Léo, parabéns !!!!! adorei tua entrevista, fico muuuito feliz pois sei que estás fazendo o que mais gosta (delícias na cozinha!!) , sucesso para você! Ah!! esses dias fiz uma receita tua publicada aqui nesse blog, um salpicão delicioso que fez sucesso… um grande abraço

  13. Andréa Barros Disse:

    Parabéns Leo!!! Me parace que você é um “alquimista” da culinária… Fiquei mais curiosa ainda para experimentar seus pratos1 Onde é este Pub que você está atualmente?
    Divulgue o endereço prea gente! beijos!!!!

  14. Jonas Rezende Filho Disse:

    Parabéns, Leo, por seu Trabalho (sua Arte), feito com Sensibilidade, Criatividade e Personalidade.

    Parabéns pela Excelente Entrevista!
    Grande Beijo!

  15. Vitor Alexandrino Disse:

    Léo,
    Super descontraída sua entrevista. Adorei seus comentários e valeu a pena saber um pouquinho da sua história profissional.

    Muito sucesso!

  16. ReMorishita Disse:

    Muito boa a entrevista, adorei!! O Léo tem receitas ótimas, hoje mesmo matei meia hora do trampo favoritando eheheh!! Já fiz algumas mas o bom mesmo seria visitar o lugar onde ele trabalha, assim, umas duas vezes por semana!!
    A idéia do mural também é muito boa, assim podia colocar lá meus pedidos de receita…agora estou procurando uma de purê de maçã, pois vai rolar um eisbein lá em casa? algum chef se habilita?!?! eheheh!!!! beijo!

  17. Nataniel Barbosa Disse:

    Parabéns ao Receitáculo e seus colaboradores! Parabéns Léo por seu exemplo de que, se fazendo com carinho e dedicação, seja o que for, tudo fica ótimo! Saúde e Sucesso Sempre! UM GRANDE ABRAÇO!

  18. Carine Roustoff Disse:

    Cara, comi o salmão grelhado com azeite de tomate seco, me apaixonei!!!
    Amei sua comida Leo, meus parabens!
    Virei sua fã!
    O Pub é ótimo, e você, sensacional!!!!
    beijos de sua nova fã

  19. Leonardo Boaventura Disse:

    Leo queridow, muito bom bom mesmo! Adorei as receitas, suas infos e dicas e as fotos estão otemas!! adoro muito, minha nova casa ja esta anciosa pelas mãos do mestre receiteiro!! Vamos mais que marcar, vamos realizar!
    bj bj bj e muito sucesso!!

  20. Guilherme Disse:

    Adorei! Parabens

  21. Geraldo Santos Disse:

    Ola queria parabenizar vc pelo seu trabalho, sou confeiteiro ja tem 20 anos e adoro o que faço, parabens mesmo alem de vc ser uma pessoa legal e transparente, grande abraço
    Geraldo

Deixe seu comentário